sábado, 31 de outubro de 2015

O PROFETA JEREMIAS PROFETIZOU TERRA VAZIA?

“Olhei para a terra, e ei-la sem forma e vazia, para os céus, e não tinham luz. Olhei para os montes, e eis que tremiam, e todos os outeiros estremeciam. Olhei, e eis que não havia homem nenhum, e todas as aves dos céus haviam fugido. Olhei ainda, eis que toda a terra fértil era um deserto, e todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor. Pois assim diz o Senhor, toda terra será assolada, porém não a consumirei de todo. Jeremias 4:23-27

Para muitas pessoas essa passagem de Jeremias exemplifica como que a terra vai ficar após a vinda de Cristo e após Cristo levar seu povo para o céu. Eles associam essa passagem ao Abismo de Apocalipse. Pegam o texto que diz que Deus vai lançar satanás e seus anjos no Abismo e interpretam que esse Abismo é a terra vazia que o profeta Jeremias está mencionando acima. Seria isso uma verdade? Estaria o profeta Jeremias profetizando nesse texto um acontecimento para nossos dias? 

Para compreendermos e interpretarmos qualquer texto temos que levar em conta todo o contexto do capítulo, do livro e de outros livros da Bíblia. Isso é a regra básica. Quem escreveu ou falou? O profeta Jeremias. Para quem escreveu? Para o povo de Israel. “Se voltares, ó Israel, diz o Senhor...Diz o Senhor a Judá e Jerusalém: Livrai...Arvorai a bandeira rumo a Sião, fugi e não vos detenha porque eu faço vir do Norte um mal...Ouço uma voz como de parturiente, é a filha de Sião ofegante que estende a mão dizendo: “ai de mim agora! Porque minha alma se desfalece por causa dos assassinos” Jeremias 4.

Por que escreveu? Para anunciar uma destruição ao povo de Judá, já que o povo de Deus tinha voltado as costas para Deus e para sua lei. “Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém para que sejas salva...Circuncidai-vos os vossos corações para o Senhor...De uma terra longínqua vêm sitiadores e levantam a voz contra as cidades de Judá. Eles cercam o campo e eles cercam Jerusalém, porque ela se rebelou contra mim, diz o Senhor”.

Ou seja, o profeta Jeremias não direcionou a profecia a nenhum gentio que haveria de viver no século XXI. A profecia é específica para o povo de Judá para os moradores de Jerusalém que vivera em seu tempo. 

Sobre o verso que diz que toda a terra seria assolada e que ficaria sem forma, vazia e sem moradores temos que considerar três coisas importantes: Primeiro, a pessoa tem que entender que o termo “toda a terra” nem sempre quer dizer todo o planeta terra. Veja: “Eu sou contra ti, ó monte (Babilônia) que destrói toda a terra” Babilônia destruiu todos os povos que existiam no planeta? Jeremias 51:25. “...Se te apraz vir comigo para a Babilônia, vem e eu cuidarei bem de ti, mas se não te apraz vir comigo. Olha, toda a terra está diante de ti, para onde julgares bom e próprio ir” Jeremias 40:4 O comandante da Babilônia disse que toda a terra do planeta estava diante de Jeremias? Ele estava mencionando também as Américas? “ Aí de mim, minha mãe! Pois me deste à luz  homem de rixa e homem de contendas para toda a terra!” Jeremias 15:10. Jeremias era um profeta que era odiado e questionado por todas as nações do mundo? Toda terra, na Bíblia,  não se refere somente a toda extensão territorial do globo terrestre, mas também a extensão territorial de um povo ou de um reino. Quando Jeremias disse que toda a terra estava vazia, no contexto, estava se referindo somente as terras de Judá e a terra de Jerusalém.  

Segundo: Se toda a terra significa a extensão territorial de Judá e Jerusalém, como estas ficaram sem forma? Ao ler os outros contextos que falam como que Babilônia destruiu o templo, as casas e as cidades, o leitor consegue entender porque o profeta disse que a terra haveria de ficar sem forma, voltando ao que já disse anteriormente, terra do povo de Deus, não o planeta terra!

Terceiro: Como explicar a terra vazia? Simples, os inimigos do povo de Deus entraram na cidade, mataram muitas pessoas e as outras levaram para Babilônia. E o povo que restou na cidade rebelou-se e,  com medo dos caldeus, fugiram para o Egito (II Reis 25: 26). Como você acha que ficou a região? Vazia, claro. É só prestar atenção nos textos que falam do exílio do povo judeu (Jeremias 39 em diante).

Algumas pessoas até acreditam que o texto de Jeremias foi escrito para a época dele e que Deus estaria profetizando um castigo para seu povo, no entanto, essas pessoas também dizem que essa profecia é uma profecia com duplo significado. Mostrando o que aconteceria com Israel como símbolo do que vai acontecer com todas as nações do tempo do fim.

Só que tal dedução daria margem a uma conclusão falaciosa, isto é, porque Jerusalém foi castigada no passado, tendo sua Cidade destruída, temos aí uma prova infalível que indica que no futuro o mundo todo, todo o globo terrestre vai ficar como era no começo do mundo, isto é, sem forma e vazio? Sem forma e vazio de uma região não tem nada a ver com o sem forma e vazio que estava o nosso planeta lá no Gênesis.


Concluindo, pegar esse texto de Jeremias capítulo 4 para querer dizer que a terra durante o milênio vai ficar totalmente vazia como no princípio do mundo (Gênesis) é quebrar todas as regras de interpretação que possa existir. É ir muito além do que o texto está dizendo. Outra coisa, se a pessoa prestar bem atenção, o texto de Apocalipse 20 não diz que a terra vai se tornar um abismo, diz que Deus vai lançar satanás em um abismo, bem diferente. Se a pessoa quiser provar que a terra como globo terrestre vai ficar vazia que pegue outro texto, pois esse aí não fala nada disso. E nem com duplo significado dá. É o que eu sempre falo, um texto fora do contexto, pode se tornar um pretexto, um pretexto para tentar provar a mentira de um reino messiânico no céu...

8 comentários:

  1. muito bom irmao fabio, esta se referindo sim o texto a israel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse pastor está equivocado, isaias tbm fala de um acontecimento nos dias dele, porem se cumprirar no futuro, a nova terra. jeremias fala sim do caus logo apos a volta de jesus; e começar o milenio

      Excluir
  2. Já parou para pensar que nos dias de hoje não está diferente? A maioria das denominações voltaram as costas para a lei de Deus, dizendo que ela foi abolida quando em lugar nenhum da Bíblia diz isso; pelo contrário 1 João 2:3e4 diz que quem não guarda os mandamentos é mentiroso e nele não está a verdade. Acreditar que depois da volta de Jesus, satanás vai ficar preso literalmente numa corrente com um monte de gente viva ao redor? Então quer dizer que há uma segunda chance? Querido a bíblia não te dá base nenhuma pra isso, pré tribulacionismo não tem fundamentação bíblica.
    A chance de salvação é agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade ! Quando o Sr. Jesus Cristo , vim buscar a sua igreja não vai ficar ninguém vivo só após o milênio que o Sr. Deus vai ressuscitar os ímpios.

      Excluir
  3. Me desculpe meu querido irmão, quando vc disse que a profecia de Jeremias 4 não é para o nossos dias, se assim for, não tem o menor sentido conhecermos o antigo testamento. Acredito que todas as profecias da Bíblia tem como objetivo principal nos alertar acerca da obediência a Deus. Se Deus usou 40 homens em épocas diferentes durante 1600 anos para escrever a Bíblia, com certeza é para nos instruir a ser obedientes e dos perigos que corremos quando não obedecemos a Ele.

    ResponderExcluir
  4. É óbvio que o profeta está se referindo ao período do que chamamos costumeiramente de milênio.satanas estará o num abismo de sircunstancias onde nao tera mais nenhum ser humano a quem possa tentar.

    ResponderExcluir
  5. É ninguém ficará vivo na volta de jesus,es está será a prisão de satanás não podera cumprir suas funções que e matar, roubar e destruir,sera uma prisão com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Esse pastor e um dos que ensina o arrebatamento secreto , cuido com essa heresia .

    ResponderExcluir